Assinatura eletrônica grátis: entenda como pode ser usada no dia a dia

A assinatura eletrônica é um recurso que pode ser aproveitado por qualquer profissional autônomo ou empresa que deseja proporcionar uma melhor experiência para seus clientes, potencializar sua produtividade e outros benefícios simultaneamente. Essa tecnologia vem recebendo cada vez mais atenção do mundo corporativo com o passar do tempo, sendo crucial aproveitar essa inovação para se manter relevante no mercado.

Se você quer modernizar seus procedimentos e sua rotina, então vale a pena usar a assinatura eletrônica. Entenda o porquê na leitura deste conteúdo, em que explicamos em que consiste essa ferramenta, quais são suas vantagens para a rotina e como a assinatura eletrônica grátis pode ser usada, entre outros tópicos relevantes.

O que é uma assinatura eletrônica?

Basicamente, essa é uma ferramenta que possibilita assinar documentos de forma completamente online. Através de tecnologia robusta de segurança, ela é capaz de comprovar a identidade de todas as partes do processo, permitindo a comprovação de que o emissor/assinante do documento virtual são os indivíduos que afirmam ser.

De forma prática, para assinar e enviar um documento é necessário apenas seguir esses 5 passos:

  1. abra um documento em seu dispositivo eletrônico;
  2. faça o upload do documento em uma boa solução de assinatura eletrônica;
  3. adicione os campos necessários no documento (como nome, assinatura, cargo) e entre outras personalizações;
  4. envie para destinatários assinarem;
  5. os destinatários fazem a assinatura eletrônica grátis e retornam o documento;

Quais os benefícios da assinatura eletrônica no dia a dia?

Essa tecnologia pode ser aplicada em diferentes tipos de arquivos e documentos que são amplamente utilizados tanto na sua vida profissional como pessoal. Veja quais são alguns deles:

  • contratos: a assinatura eletrônica pode ser usada em diferentes tipos de contratos, como de compra e venda, aluguel, entre outras negociações;
  • documentos de clientes: podem ser assinados diferentes documentos, como faturas, comprovantes, admissão de clientes etc.;
  • arquivos confidenciais: depois que eles são assinados, é possível identificar eventuais adulterações ou mudanças feitas no documento;
  • transações: compras e vendas ou acordos podem ser assinados à distância;
  • documentos governamentais: graças à Lei n.º 14.603 de 2020, a assinatura eletrônica passou a ser utilizada amplamente no setor público, facilitando a vida dos utilizadores dessa tecnologia.

Ao utilizar a assinatura eletrônica nesses documentos, o negócio usufrui de variados benefícios na sua rotina profissional, permitindo aumentar a produtividade, conquistar clientes e aumentar a competitividade no mercado. Entenda-os.

Praticidade

Várias burocracias relacionadas aos documentos físicos são completamente eliminadas graças à assinatura digital, já que você não precisará imprimir um documento, marcar um encontro pessoalmente com a outra parte interessada, fazer reconhecimento de firma, entre outras operações. Com a assinatura eletrônica, basta usar um método de verificação da autoria da assinatura.

Agilidade

A velocidade é aprimorada quando o fornecedor da tecnologia possibilita que você assine o documento de qualquer lugar por meio de um aplicativo móvel. Assim, não é preciso se dirigir a um terminal de computador, sendo possível realizar essa atividade diretamente de um smartphone ou tablet.

Um serviço de qualidade — como DocuSign — também elimina várias burocracias para tornar todo o processo mais rápido, possibilitando que você faça assinaturas em minutos. Além disso, o serviço da DocuSign possibilita que você assine documentos mesmo offline, sendo que ele será atualizado quando o dispositivo se conectar à internet.

Segurança

Assinatura eletrônica é segura porque utiliza tecnologias de ponta e recomendadas por autoridades na Segurança da Informação de todo do mundo.

A segurança ainda pode ser reforçada com camadas extras de proteção, como a autenticação de dois fatores — ela envia um código de confirmação ao celular do usuário antes de assinar, evitando que um hacker acesse o documento, por exemplo.

Economia

A economia é conquistada de variadas formas. Uma delas é na diminuição do uso de materiais físicos, já que os documentos assinados serão digitais. Em suma, não será necessário gastar com impressões, tintas, traslados, deslocamentos, espaço e armários para arquivá-los. Outra forma de economia será de tempo, pois a realização da assinatura será mais rápida, já que pode ser feita com apenas alguns toques nos celulares dos envolvidos.

Desenvolvimento sustentável

Pelo fato da assinatura eletrônica minimizar o uso de papel e de outros equipamentos, ajuda no desenvolvimento sustentável para a preservação da natureza e um futuro melhor para as próximas gerações.

Personalização

Uma boa plataforma de assinatura permite que você adicione campos em qualquer lugar de um documento, sendo que eles podem ser padronizados (como assinatura, nome e data) ou personalizados, contendo outras informações desejadas.

Como funciona a assinatura eletrônica grátis?

Basicamente, a assinatura eletrônica será grátis para quem receber e assinar um documento, não sendo necessário ter uma conta ou realizar um pagamento para concluir a assinatura de documentos.

Por exemplo, você pode enviar um contrato para um cliente e ele poderá fazer a assinatura eletrônica grátis sem dificuldades e burocracias. Isso traz um aspecto de autoridade, profissionalismo e modernização para a imagem da sua empresa no mercado, além de melhorar a experiência do cliente em vários aspectos e fazer com que ele se torne ainda mais fidelizado.

Assim, para quem precisa enviar documentos solicitando a assinatura eletrônica, são oferecidos planos completos (tanto pessoais como profissionais) com diversas funcionalidades, como personalização da marca, elaboração de relatórios, trilhas de auditoria e etc.

Por que contar com a DocuSign?

A DocuSign oferece a melhor forma de assinar eletronicamente no mundo, permitindo que você o faça em qualquer lugar, hora e praticamente em qualquer dispositivo. Ela atua em mais de 180 países, conta com mais de 1 milhão de clientes e bilhões de usuários.

Toda essa popularidade se dá pelo fato de a organização oferecer uma solução de assinatura eletrônica completa — chamada DocuSign eSignature — com inúmeros benefícios, como:

  • suporte a qualquer tipo de arquivo, como PDF, PowerPoint, Excel, Word, Images, entre outros;
  • personalização dos campos;
  • integração com sistemas que você utiliza;
  • modelos prontos de acordos, campos e outras configurações;
  • assinatura eletrônica grátis para quem recebe;
  • legalmente aceito por tribunais (validade jurídica) de diferentes países; entre outros benefícios.

Com a assinatura eletrônica grátis para os seus clientes e parceiros, você agiliza a sua rotina eliminando gargalos e burocracias em seus processos. Mas para isso, é importante que escolha um serviço de qualidade que permita assinar em diferentes dispositivos com agilidade e segurança.

A DocuSign oferece um teste grátis do eSignature durante 30 dias, trazendo diversos recursos e funcionalidades para que você assine eletronicamente, de praticamente qualquer lugar e a qualquer hora. Teste hoje a plataforma

Publicados
Temas relacionados