Como assinar documentos eletronicamente sem ter acesso à internet?

 

métricas de vendas

Num mundo completamente conectado, não ter acesso à internet pode ser um grande transtorno – o simples exercício de imaginar os tracinhos de sinal desaparecendo da tela do celular é desconfortável, mais ainda quando temos algum compromisso de trabalho que precisa ser resolvido com acesso à rede. Porém, mesmo nos dias de hoje, ainda existem situações que não conseguimos escapar dessa realidade: voos de avião, trajetos de metrô, fim do pacote de dados ou uma visita a um lugar sem sinal.

Também não é incomum enfrentar quedas de energia ou problemas técnicos de conexão durante o dia-a-dia, e em todos estes momentos você está impedido de receber ou enviar documentos importantes. Por isso, você não pode ser refém de uma conexão estável para manter seus negócios rolando.

O show tem que continuar. Vendas, operações e negociações essenciais precisam ser fechadas a todo momento. Foi por esse motivo que desenvolvemos a funcionalidade de assinaturas off-line no nosso aplicativo móvel: permitir que usuários recebam, assinem e enviem documentos onde quer que estejam, de uma forma segura, prática e intuitiva.

Nossa única ressalva é sobre a finalização do processo de assinatura eletrônica: ele pode ser feito off-line, mas sua conclusão e registro só estarão completos quando o usuário estiver on-line novamente. Ou seja, você pode preparar ou assinar documentos quando estiver sem sinal, mas eles só estarão disponíveis para as próximas etapas quando a conexão estiver disponível.

Para começar a assinar off-line, você precisa se familiarizar com três atribuições dentro do ciclo de um documento:

  • Remetente: A pessoa que prepara o envelope (ou seja, insere os documentos, os endereços dos destinatários e preenche os campos do documento) e o envia. Só existe um remetente por documento.
  • Host: A pessoa (ou as pessoas) que hospeda uma ou mais sessões de assinatura com destinatários. Podem haver múltiplos hosts, um para cada sessão de assinatura off-line. Todo host precisa ter uma conta na DocuSign.
  • Destinatário: A pessoa que recebe e assina um documento, seja on-line ou off-line. Podem haver múltiplos destinatários em ordens de recebimento variadas. Os destinatários não precisam ter uma conta na DocuSign.

Assinatura off-line para usuários do app DocuSign: passo a passo

Esteja você usando um dispositivo Android ou iOS, siga os passos abaixo para assinar documentos mesmo sem ter acesso à internet:

  1. Remetente: No seu computador, prepare o envelope e o envie.
  2. Host: Ao receber a notificação de que é sua vez de hospedar uma sessão de assinatura off-line, baixe o(s) envelope(s) em questão no seu dispositivo.
  3. Host: Depois de baixar o(s) envelope(s), habilite o Modo Off-line no aplicativo.
  4. Host: Deixe o aplicativo rodar no Modo off-line e acompanhe a sessão de assinatura com os destinatários.

Preparando envelopes para assinatura off-line: passo a passo

Preparar envelopes para assinatura off-line no aplicativo móvel da DocuSign é um pouco diferente do processo on-line. Confira os passos abaixo:

  1. Faça upload dos documentos que você precisa de assinatura.
  2. Ao adicionar os destinatários, defina quais usuários poderão assinar os documentos off-line.
  3. Determine onde cada destinatário irá inserir sua assinatura, suas iniciais ou outras informações, sempre tomando cuidado para incluir apenas campos que possuem suporte à assinatura em dispositivos móveis.

Quer conhecer a experiência de assinatura off-line na prática? Faça um teste gratuito da nossa plataforma por 30 dias.

Publicados
Temas relacionados