Como promover uma análise de dados no RH de maneira estratégica

Como promover uma análise de dados no RH de maneira estratégica

A análise de dados no RH é um dos aspectos mais importantes na modernização desse setor. Por isso, elaboramos mais uma leitura especial sobre o tema, destacando como é possível sofisticar a coleta, cruzamento e organização dessas informações para as suas decisões.

Além disso, o conteúdo também traz uma luz importante sobre como é o manuseio adequado de dados sensíveis, garantindo que o objetivo da análise seja alcançado sem nenhum prejuízo à privacidade das pessoas eventualmente ligadas a essas informações. Acompanhe. 

Qual a importância dos dados para o setor de RH?

Tecnologias como Big Data estão entre os principais pilares para evolução do RH. Afinal, esse conceito promove a coleta de grandes quantidades de dados, organizando essas informações de maneira coerente à descoberta de bons insights sobre a atuação da empresa.

Por essa descrição, fica fácil perceber que o Big Data será fundamental não somente para o  RH, mas para praticamente todos os demais setores que trabalham com dados, estatísticas e informações mensuráveis. No entanto, o segmento de Recursos Humanos tem muito a se beneficiar com isso.

Com uma análise panorâmica sobre a operação da empresa, os departamentos de RH conseguirão identificar gargalos e excessos operacionais, como por exemplo, observar os setores que podem obter vantagens de novas contratações, assim como aqueles que podem ser reduzidos.

Outro exemplo emblemático do poder dos dados na mão do RH é a observação da curva de produtividade dos colaboradores. Com um controle estatístico ainda mais transparente sobre a eficiência de cada funcionário, a emissão de feedbacks se torna mais precisa e eficaz.

No fim das contas, os dados oferecem ao setor de RH o que já disponibilizam a todos os demais segmentos — riqueza informacional para balizar decisões ainda mais estratégicas e menos propensas a erros e desperdícios, em termos de tempo, dinheiro e recursos afins.

Por que tornar a análise de dados mais estratégica?

Em um primeiro momento, é importante entender o que, de fato, significa tornar uma análise de dados mais estratégica: quer dizer investir em novas tecnologias, abandonando sistemas e processos antiquados - trazendo a automação para a realidade operacional da empresa.

Tendo esclarecido que  essa melhora estratégica significa investir em tecnologia, os motivos para essa transição ficam ainda mais explícitos. A razão, nesse caso, sempre está apoiada no aumento da produtividade e na redução de custos.

A depender do tamanho da sua empresa, ou até mesmo, da sua trajetória de crescimento, apostar em uma análise estratégica é determinante para qualificar as próximas decisões táticas e gerenciais. Entre elas, quem e em que setor contratar ou desligar.

Cada vez mais, o departamento de RH precisa demonstrar serviço à diretoria das empresas evidenciando pontos da gestão que podem ser melhorados — e como fazer isso ou justificar essas visões? Exatamente, com muita tecnologia.

Felizmente, é cada vez mais fácil convencer a gestão das empresas a realizar novos investimentos em análise de dados para os RHs, pois as vantagens ficam cada vez mais evidentes. São essas tecnologias que entregam um diagnóstico mais preciso sobre a saúde operacional da empresa em tempo real — ampliando a previsibilidade e o potencial de planejamento do negócio.

Como promover uma análise de dados mais estratégica no RH?

O aprimoramento estratégico do RH depende do investimento em tecnologia. Agora, vamos criar alguns cenários que simulam problemas com dados divergentes na gestão de pessoas e documentos — que são áreas pertinentes ao setor em questão.

Na gestão de pessoas, a inserção equivocada de informações curriculares na ficha dos funcionários - assim como o cálculo errado de horas trabalhadas - costuma gerar muitos problemas. Com um sistema automatizado, isso deixa de ocorrer imediatamente após a implementação.

Outro exemplo comum é no trânsito de documentos, como contratos. Provavelmente não é novidade para você que  a inclusão de informações incoerentes, ou inclusive de assinaturas incompatíveis com os documentos de identificação, pode criar uma série de complicações jurídicas se passarem despercebidas.

É nesse cenário que soluções específicas para a gestão do ciclo de vida de contratos vêm à tona. Já no segundo caso, uma boa solução de assinaturas eletrônicas seria o suficiente para resolver o problema, conciliando agilidade, rapidez e validade jurídica.

Além desses exemplos, ferramentas que gerem dados podem ajudar em uma infinidade de outras aplicações voltadas ao RH. Atualmente, já existem muitas plataformas dirigidas à eficiência operacional dos colaboradores - principalmente em segmentos como armazenamento, distribuição e logística.

Com esse monitoramento “cirúrgico” da atividade dos funcionários, o setor de RH consegue supervisionar a produtividade ou a ociosidade de cada colaborador sem ao menos precisar colocar o pé no saguão. No fim das contas, tudo se resume a segurança, eficiência, economia e produtividade — os quatro argumentos que movimentam toda a indústria em direção à tecnologia.

Como a DocuSign pode auxiliar nesse sentido?

É interessante saber como a DocuSign, a principal referência global no fornecimento de tecnologias de autenticação, pode colaborar na modernização do departamento de RH da sua empresa. 

O RH tem muito a ganhar com a implementação de ferramentas de análise e praticidade. Para garantir a precisão dos contratos celebrados no seu departamento, por exemplo, recomendamos o DocuSign CLM — a nossa solução completa para a gestão do ciclo de vida dos seus contratos.

Além disso, é importante ressaltar a praticidade oferecida pelo  DocuSign eSignature, a mais usada e bem-avaliada ferramenta no mundo voltada para as assinaturas eletrônicas, utilizada, entre outras funcionalidades, para conferir consentimento aos termos discutidos nas suas contratações e desligamentos.

Existem inúmeras maneiras de modernizar o setor, e para somar às soluções apresentadas, enfatizamos o DocuSign Agreement Cloud - que é composto por uma suíte completa de  aplicativos, integrações e APIs necessários para o aprimoramento da sua gestão. 

Agora que você sabe como aprimorar a análise de dados no RH, aproveite para fazer isso com uma empresa de tecnologia que entende do assunto: saiba mais sobre e explore nossas soluções durante um período de teste gratuito. São 30 dias para aproveitar ao máximo recursos que fazem a diferença no dia a dia de seu trabalho. Experimente!  

Publicados
Temas relacionados