Ser competitivo hoje exige mais do que uma equipe bem preparada dentro da empresa. Processos burocráticos podem consumir tempo e recursos, diminuindo a capacidade produtiva dos colaboradores e piorando a experiência dos clientes. Ampliar as vendas é um ponto crítico em qualquer companhia. Por isso é essencial ter aliados como a DocuSign para gerar mais resultados e reduzir os custos operacionais.

Nesta área, a Transformação Digital faz mudanças profundas no fluxo de atividades, permitindo que a equipe tenha mais tempo e recursos à disposição para fechar um contrato. Atualmente, os vendedores podem gastar até 50% de seu período de trabalho em tarefas administrativas ligadas ao fechamento, processamento, assinatura de contratos e cumprimento de pedidos, ou seja, momentos valiosos que poderiam ser gastos com outras atividades.

A assinatura eletrônica acaba se destacando como ferramenta fundamental dentro da área de vendas por otimizar a rotina da equipe. Uma mudança simples, mas que consegue ajudar o setor em quatro pontos principais:

– Aumento da capacidade e alcance de vendas;

– Melhora nas taxas de fechamento;

– Remoção de barreiras do processo de vendas;

– Agilidade na receita.

Ao participar da Transformação Digital, empresas que usam assinaturas eletrônicas se tornam muito mais competitivas! Dados do Aberdeen Group mostram que aquelas que fazem parte deste grupo fecham 17% mais transações do que empresas que não as adotaram ferramentas digitais em sua rotina.

Grandes companhias lideram este movimento em todo o mundo. No Linkedin, a assinatura eletrônica reduziu o tempo entre o fechamento do negócio e a fatura inicial de 25 dias para apenas cinco. Já a AON, empresa britânica de gerenciamento de riscos, economizou mais de 200 horas de trabalho de entrada de dados por ano, aumentando assim a taxa de assinatura em 20%. E também o iFood, que depois de adotar a plataforma da DocuSign, reduziu o seu tempo de negociação com novos restaurantes e cresceu 133% em 2016.

Benefícios da assinatura eletrônica

A implementação de transações digitais entre pessoas, clientes e fornecedores cria uma empresa realmente digital e promove uma cultura que diferenciará a mesma no mercado e gerará crescimento. Ao permitir que representantes realizem transações remotas, é possível expandir significativamente a cobertura geográfica que atendem, reduzindo substancialmente o custo das vendas.

Automatizar a assinatura de contratos e acordos, além de criar fluxos de trabalho personalizados, fazem com que os representantes não precisem correr atrás de documentos em papéis, aumentando o tempo em campo, conversando com clientes e aprofundando relacionamentos. Todo este processo reflete diretamente nas taxas de fechamento, gerando aumento médio de 30% nas mesmas ao eliminar o tempo gasto no acompanhamento manual dos acordos e verificação do status da assinatura.

Usando DocuSign, as equipes de vendas respondem os clientes mais rapidamente por conta da automação de processos e da redução de erros. Dessa forma, os representantes fecham negócios na hora, e as aprovações são feitas instantaneamente. A vantagem desse ponto é que isso deixa pouco ou nenhum tempo para mudanças de opinião ou para a aproximação de concorrentes, melhorando as taxas de fechamento e a experiência digital dos clientes.

Remover barreiras ao processo de vendas

Dúvidas e alterações em contratos podem surgir no caminho e o processo desta aprovação leva tempo quando não há visualização completa do fluxo de verificações entre as partes. Muitas vezes, um contrato passa por diferentes áreas do cliente, que exigem que cada uma delas sejam concluídas para ser dada sequência às demais. Neste processo, é comum que o documento se perca e é papel do vendedor retomar o contato, descobrir onde houve a pausa, refazer o documento com as alterações e começar de novo cada umas cobranças.

Tais fatores podem reduzir significativamente o potencial de receita, aumentar a possibilidade de erros e afetar diretamente a finalização de contratos. Com a DocuSign, é possível verificar o contrato em tempo real, descobrir se o mesmo já foi lido ou assinado, permitindo melhora na precisão das informações e detecção de problemas que podem fazer com que o faturamento do cliente demore mais. Isso faz com que as taxas de erro em documentos de vendas sejam reduzidas até quase a zero. Possuir uma maior visibilidade do processo de vendas permite medir com maior certeza o funil para montar estratégias cada vez mais eficazes.

Agilizar a receita

No mundo atual, os clientes esperam uma experiência digital que simplifique o processo e desperdice o mínimo possível de seu tempo. Contratos, RFPs e cotações podem ser enviados aos departamentos certos, na ordem certa, com uma trilha de auditoria digital, e podem ser assinados imediatamente pela pessoa indicada. Sendo assim, a agilidade continua mesmo após a assinatura do contrato, pois o processo inteiro é automatizado, garantindo que a experiência do cliente comece do jeito certo e que você possa acompanhar no sistema bem de perto o fluxo dos dados.

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