O motivo pelo qual a maioria das empresas digitalizaram seus processos internos geralmente gira em torno de expressões como “facilita a nossa vida”, “é o futuro” ou “todos estão fazendo, temos que acompanhar”. Mas o fato é que o maior impacto dessa digitalização é perceptível nos próprios resultados.

Simplificando e centralizando processos de negócio com sistemas digitais, as empresas inevitavelmente são capazes de aumentar a produtividade e melhorar a experiência do consumidor.

Para se chegar nesse ponto é necessário fazer uma conexão entre as plataformas digitais utilizadas e uma estratégia poderosa de como elas funcionarão em conjunto. Sem essa conexão, as plataformas se tornam pedaços separados de tecnologia cumprindo um papel limitado dentro da organização, quase como uma máquina que precisa de mais óleo: não tão produtiva quanto poderia ser.

A execução lenta de contratos pode impactar os custos de um negócio. Com uma plataforma digital, é possível aumentar a conversão em até 90%

Há alguns elementos que podem ser facilmente digitalizados, como assinaturas, mas muitas empresas ainda trabalham com uma papelada considerável antes e depois do momento da assinatura, custando tempo, dinheiro e, consequentemente, negócios fechados.

Por exemplo, depois que uma assinatura eletrônica é concluída, os dados precisam ser inseridos manualmente em outros sistemas, como softwares de faturamento, e pode não haver uma forma de armazenar os dados do acordo, tornando o recall mais difícil, abrindo brechas de segurança e perdendo oportunidades preciosas, como propostas de renovação.

Esse exemplo de ineficiência não é frustrante só para a própria empresa, mas também para os consumidores. Nenhuma empresa quer ouvir algo como “nós amamos a marca, mas é difícil fazer negócios com vocês”. Por isso, não pare em assinaturas eletrônicas, procure digitalizar os acordos por completo.

Algumas grandes empresas, como a Salesforce, reconheceram essa lacuna em seus fluxos e aumentaram sua produtividade automatizando e modernizando os Systems of Agreement – ou seja, a forma que os acordos são preparados, assinados, executados e gerenciados.

Muitas empresas enviam contratos por e-mail ou pelo correio, fazendo com que o processo como um todo leve semanas.

Usando a DocuSign em departamentos como vendas, compras e RH, 71% dos contratos da Salesforce são finalizados em menos de uma hora e mais de 90% em menos de um dia. Isso porque a automação permite total visibilidade do progresso dos documentos, num contexto onde cada passo é rastreado e cada parte envolvida no processo é preparada para o próximo passo.

Essa é uma oportunidade para muitos negócios terem mais produtividade. Afinal, da mesma forma que a digitalização torna nossa vida mais fácil, ela também libera tempo para empresas focarem em suas principais atividades e incitarem seu crescimento financeiro.

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