Como acelerar pagamentos e antecipar receitas? Entenda aqui

acelerar pagamento e antecipar receita

Quanto mais rápido a sua empresa recebe dos clientes, melhor ela poderá se organizar financeiramente, além de evitar os riscos de inadimplência. Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para acelerar pagamentos.

Neste texto, você vai conferir algumas dicas de como antecipar receitas, e assim, conseguir o dinheiro pretendido de maneira mais rápida, segura, e muito prática. Vamos lá?

Otimizar a gestão de contratos digitalizados

Uma maneira de agilizar os pagamentos é, justamente, tornar todo o processo burocrático que envolve a compra mais prático e rápido. Uma dessas formas é usar documentos e contratos totalmente digitais, abandonando o papel e a caneta de uma vez por todas.

Por meio deles, é possível fazer todo o processo de aceite e autenticação online. Não é preciso imprimir documentos, enviar e esperar um longo período para que sejam devidamente assinados e devolvidos para a empresa, para que, então, possa ser dado início ao processo de pagamento.

Além de investir nos contratos digitais, é importante fazer uma boa gestão dos documentos. Afinal, por estar no meio digital, pode ser um pouco mais difícil organizá-los para quem ainda não está familiarizado com tecnologia.

É importante que esses documentos sejam armazenados corretamente, além de contar com backups. Assim, caso ocorra um ataque cracker ou o apagamento acidental desses arquivos, eles podem ser rapidamente recuperados.

Também é importante ter informações de rápido alcance, como os principais dados do cliente, como nome, e-mail, telefone e endereço, caso necessário, otimizando a gestão de tempo no seu negócio. Além disso, é preciso saber o acordo de pagamento com cada usuário, para que sejam feitas as devidas cobranças, em caso de inadimplência.

Essas informações ainda precisam ser constantemente atualizadas para que todas as mudanças feitas sejam devidamente registradas. Não é apenas na área financeira que a tecnologia pode ajudar: toda a empresa pode se beneficiar com sistemas de gestão, armazenamento e que lidam com outras atividades cruciais para o seu desenvolvimento.

Entender o comportamento dos seus clientes

Avalie algumas ações dos seus clientes para verificar qual o melhor momento de pagamento para eles. Verifique em qual período do mês a maior parte dos recebíveis entra, e utilize essa informação para acelerar o processo.

Verifique, também, se existem aqueles consumidores que deixam as parcelas atrasarem de propósito, pois conseguem enxergar uma maneira de conseguir descontos ou acordos que podem fazê-los economizar.

Leve em conta, ainda, aqueles que, por algum fator externo, acabam deixando para fazer o pagamento mais tarde. São os clientes que esperam uma data oportuna ou que tenham o dinheiro necessário para quitar essa dívida.

Com isso, você poderá organizar os pagamentos dos seus clientes de uma forma que fique boa tanto para ele quanto para a empresa. Com isso, eles conseguem pagar em dia e você terá uma melhor organização financeira.

Já para quem atrasa o pagamento de propósito, é importante ter uma política de inadimplência mais rígida. Você pode evitar descontos e outras facilidades para quem atrasa com frequência ou, até mesmo, dar benefícios para quem paga de maneira antecipada.

Com isso, será possível fazer com que os clientes consigam pagar na data correta e, em alguns casos, que eles consigam pagar antes da data acordada, o que ajudará na gestão de pagamentos.

Automatizar pagamentos

Uma maneira interessante e que pode auxiliar a acelerar pagamentos é fazer a automatização dessa função. Com isso, os consumidores terão menos trabalho para quitar o valor, além de você também ter menos dificuldade para recebê-lo.

Incentive o usuário a deixar o pagamento do seu produto/serviço no débito automático. Isso evita que ele se esqueça de realizar o pagamento, pois o valor será sempre descontado mensalmente.

Também é interessante que o empreendimento invista em automatizar os pagamentos de maneira interna, principalmente, utilizando programas de gestão que tenham ferramentas com essa finalidade.

Além disso, é interessante investir em formas de receber o pagamento instantaneamente: procure variar as formas de recebimento disponibilizadas em seu empreendimento. Já existem aplicativos que permitem fazer o pagamento em tempo real, passando apenas um QR Code.

Ou você pode colocar uma assinatura eletrônica do documento, atrelando a ela o pagamento. Assim na hora que o seu cliente aceitar assinar o contrato de venda ele já tem que efetuar o pagamento e você já consegue antecipar esta receita.

Com isso, você permite que seus clientes tenham maior facilidade na hora de pagar. Se for possível, dar descontos e vantagens para quem realiza pagamentos imediatos também é uma ótima maneira de incentivar essa atitude.

Assim, grande parte dos seus recebimentos serão entregues antes do período estipulado e você fará com que a sua equipe precise se esforçar menos para monitorar os pagamentos posteriores e possa focar em outras atividades de gestão.

Principalmente em um momento delicado financeiramente, causado pela pandemia da COVID-19, é importante que as empresas tenham total segurança em seus parceiros. Por isso, invista naquelas que tenham experiência de mercado, confiabilidade e que podem auxiliar a lidar com a gestão da sua empresa, bem como auxiliar a acelerar pagamentos.

Está à procura de um parceiro de confiança? Experimente a nossa solução agora mesmo!

Publicados
Temas relacionados