A tecnologia já faz parte do dia a dia de crianças e jovens. Por isso, as instituições de ensino precisam se posicionar em relação a Transformação Digital, assim, elas poderão participar dessa realidade junto aos seus alunos. O BETT Educar é um evento especializado no mercado da educação e trouxe diversas discussões sobre como ajudar escolas, faculdades e universidades a trilhar esse caminho.

Nós achamos fundamental essa aproximação das instituições com os alunos, por isso acreditamos tanto que a Transformação Digital pode melhorar essa relação. E o primeiro passo para isso é a eliminação do papel e a implementação de ferramentas digitais, como a assinatura eletrônica, por exemplo. Então, estivemos presentes no BETT Educar, no Transamérica Expo Center, com toda nossa expertise na área para compartilhar com os visitantes.

Educação

Apoiamos que as instituições de ensino participem da Transformação Digital, e oferecemos os produtos do DocuSign Agreement Cloud para dar o primeiro passo.

Durante a última semana (de 14 a 17 de maio), o maior evento de educação e tecnologia da América Latina proporcionou aos participantes um cronograma cheio de conteúdo, distribuídos em sete palcos. Assim como uma feira com mais de 250 expositores, inclusive, muitos deles organizaram seus Talks sobre assuntos relacionados a área.

Apenas ao andar pela feira e observar a exposição de empresas e produtos, fica evidente que o futuro já está disponível para as escolas e universidades, a única coisa que as instituições necessitam é começar. Robôs, programação e muita novidade, que podem ser empregadas nas aulas, mas antes de toda essa tecnologia invadir as salas, é necessário que a gestão, os processos de administração, até do professor e coordenação também conversem com essas inovações.

O primeiro dia de palestras foi pautado em diferentes métodos para impulsionar a criatividade e a aprendizagem, com a discussão sobre como inovar em sala de aula para melhorar a função cognitiva dos alunos. Falou-se bastante sobre criatividade, metodologias educacionais e capital humano.

Já no segundo dia, o tema principal foi desenvolver essas metodologias em conjunto com a aplicação de novas tecnologias, inclusive, uma das primeiras palestras foi sobre “Como o mundo 4.0 influencia na gestão escolar”. A palestra de Miguel Thompson tratou de como os gestores precisam fazer parte do ambiente digital e as vantagens em ter contato com a mesma realidade dos clientes/alunos.

instituições de ensino

Na quinta-feira do evento (16), o foco foi a Transformação Digital em si, principalmente, no palco especial sobre gestão de escolas: o Fórum de Gestores. Durante a tarde os especialistas convidados falaram sobre as áreas de prioridade do investimento, os grandes pilares da transformação e a questão humana em tudo isso.

A primeira palestrante, Renee Patton, Global Director of Education, da Cisco Systems, falou sobre o poder do engajamento dentro de espaços de aprendizagem e a importância de o aluno participar da própria educação. Para isso acontecer, é necessário que seja pensado em ferramentas colaborativas para essa realidade e, hoje, só podemos falar de digital. “A geração é diferente e esperam que a educação também o seja, ou seja, precisamos tornar os cursos mais acessíveis a eles”, explica Patton.

A palestrante também falou sobre a questão de segurança dos dados pessoais de alunos, que se tornou prioridade de investimento.

Ou seja, é necessário que as instituições se atualizem e busquem por ferramentas que ajudam na segurança de informação. Veja aqui como a assinatura eletrônica pode colaborar para isso.

Depois, o palco cedeu lugar a uma discussão entre dois palestrantes: Jose Carlos Souza, Reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, e Roberto Paes, Vice-Presidente de Tecnologia Educacional – Grupo Estácio de Sá. Ambos falaram sobre os grandes pilares da Transformação Digital em um ambiente educacional e ressaltaram o fim do papel em setores administrativos e de direção.

“A Transformação Digital vem do online, ou seja, não tem papel. Ela também não acaba com o analógico, mas, sim, modifica processos, recursos e a forma de fazer negócios”, diz Roberto Paes.

Tanto nessa tarde de palestras como em alguns talks de empresas, o consenso foi de que a tecnologia chegou para agregar. Com ela é possível dinamizar os processos burocráticos, como autorizações de alunos, matrículas escolares, vistos, entre outros documentos cotidianos, e aplicar esse tempo ganho em coisas que realmente importam, como a qualidade da experiência de aprendizagem dos alunos e mais eficiência no controle de qualidade das aulas.

Uma das ferramentas digitais que mais impacta nesse tipo de documentos é a assinatura eletrônica, por isso, ela é tão importante no início da Transformação Digital em um ambiente educacional. Essa ferramenta faz parte do DocuSign Agreement Cloud, uma suíte de produtos que pode ajudar na área administrativa de instituições de ensino.

Mas, como foi dito no Fórum de Gestores, a transformação não é só digital, ela também precisa de uma mudança no mindset. Pois, é necessário entender que não existirá mais a função de recolher assinaturas de pais e, sim, a de cuidar da experiência de uma excursão ou outra atividade dos alunos. Então, é necessário virar a chave para funções mais relacionadas a ao desenvolvimento humano.

Portanto, esse é o gancho para o último dia de palestras, que fala sobre a conexão do que é digital com o que é físico. Um exemplo é a importância de investir na gestão escolar, em como administrar os profissionais que assumem as salas de aula e a qualidade do que eles produzem com os alunos.

Além de colaborar com a gestão e o engajamento do aluno com a educação, as ferramentas digitais também ajudam na conscientização ambiental. Vamos por um raciocínio lógico. Se a escola diz que é preciso economizar papel, água e proteger o meio ambiente, como é que imprime uma quantidade excessiva de documentos, sendo que é possível utilizar recursos digitais? O aluno já tem uma conscientização de que é possível a implementação de ferramentas pró meio ambiente.

O BETT Educar acabou com uma infinidade de conteúdo para quem tem interesse em inserir sua instituição de ensino na Transformação Digital. E, a DocuSign, pode te ajudar nessa missão!

Conheça o DocuSign Agreement Cloud e seus produtos, como a assinatura eletrônica, que pode ser testada gratuitamente no trial oferecido. Ou, fale com a nossa equipe de vendas para saber mais sobre o processo da mudança.