Na era em que grandes corporações usam o Big Data para entender o comportamento do consumidor, e que a Internet das Coisas (IoT) possibilita maior interação entre produtos e o gerenciamento de equipes remotamente, é preciso se atualizar para permanecer competitivo.

Porém, só é possível traduzir isso para seus processos diários na prática adotando algumas medidas corporativas imprescindíveis e permitindo que seu negócio alcance eficiência operacional máxima, com processos ágeis, de baixo custo e altíssimo nível de qualidade.

Se para bater metas de vendas a sua empresa precisa arcar com muitas horas extras, possuir o dobro de funcionários do concorrente para dar conta das mesmas tarefas, acumular máquinas ociosas ou desníveis de atribuições entre colaboradores, você provavelmente tem problemas de eficiência operacional.

Mesmo assim, por mais que muitas empresas consigam alcançar metas estipuladas ao fim de um período, nem sempre o esforço logístico e financeiro condiz com os todo. Por outro lado, outras companhias acabam enfrentando um verdadeiro caos operacional para chegar aonde desejam. Ou seja, é preciso ser eficiente, fazendo mais com menos, dentro de padrões elevados de qualidade.

As metas estipuladas devem ser elaboradas em conjunto com toda a equipe (administração por objetivos), focando na prática e apostando em revisões periódicas.

Para começar, o gerenciamento de processos de negócio é uma abordagem adaptável de reestruturação de processos que consiste no mapeamento completo de todas as ações realizadas na empresa. Este processo é feito para obter um diagnóstico preciso sobre o que deve ser feito ganhar produtividade e qualidade enquanto corta custos e tempo desperdiçado.

Uma empresa que não monitora suas ações e seus desempenhos está fadada a depender da sorte (que, convenhamos, muitas vezes não ajuda). E, nesse cenário, os resultados costumam ser desastrosos. Já no caso contrário, quando uma companhia passa a analisar e mapear seus próprios passos, a tendência é que ela se estruture para se tornar escalável.

Dessa forma, é possível desenvolver o potencial para expandir de acordo com a demanda, sem que os custos sejam drasticamente afetados. Para isso, pode ser importante utilizar a tecnologia como base para ampliar seu poder de atuação sem grandes alterações na margem de gastos.

A lógica é simples: em um mercado de competitividade global, em que os custos dos produtos e serviços são comparados ao redor do mundo todo, sua empresa precisa se diferenciar na eficiência operacional, para não ser colocada à margem do mercado por seus próprios consumidores e stakeholders.

O caminho para quem deseja ter processos escaláveis passa por automações e maior atuação em ambiente digital.

Neste contexto, se o seu negócio ainda gasta dias para ter um contrato devidamente assinado por todos os envolvidos, ou se seus funcionários ainda perdem horas e mais horas buscando documentos perdidos ou recriando guias e relatórios extraviados, essa realidade precisa ficar no passado.

Para isso, a simples adoção de uma plataforma de assinatura eletrônica pode reduzir significativamente o tempo desperdiçado com a impressão de documentos, a espera pela assinatura da gerência e o envio dos papéis para assinatura dos demais envolvidos. Isso sem falar no posterior reconhecimento de firma.

Imagine o quanto sua empresa ganharia em produtividade ao abolir o uso de papel, adotando um fluxo interno de documentos totalmente digital. Entenda como atingir esse novo nível de eficiência operacional fazendo um teste grátis da nossa plataforma por 30 dias.