Futuro da tecnologia: 6 tendências de cloud computing que você precisa conhecer!

Publicado em 21 de abril de 2021. Atualizado em 28 de abril de 2023.

Uma das principais inovações da transformação digital, a cloud computing, ou computação em nuvem, trouxe inúmeras vantagens para as empresas. A partir desse novo modelo, tornou-se possível armazenar processos e acessar dados e aplicativos no ambiente online, sem o uso de servidores e data centers físicos.

Isso aumentou a eficiência dos processos internos, flexibilizou a escalabilidade de suas operações e contribuiu para a redução de custos. As tendências de cloud computing devem ampliar ainda mais esses benefícios.

Da nuvem nativa aos avanços em segurança, as inovações em cloud computing são constantes. Ficar de olho nessas novidades é fundamental para que o seu negócio continue se modernizando e otimizando os seus processos.

 Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos abordar as 6 principais tendências para o mercado de cloud computing. Confira!

1. Mais eficiência com automação e orquestração de nuvem

Quando se fala em computação em nuvem, uma das necessidades das empresas é automatizar e gerenciar todos os recursos mantidos no ambiente online, o que inclui provisionamento (implantação e integração de serviços), escalabilidade e monitoramento.

Nesse sentido, a automação e as orquestrações de nuvem surgem como importantes aliadas para trazer maior praticidade aos negócios. A automação pode ser aplicada, por exemplo, na criação de fluxos de trabalho de implantação automatizados ou configuração de recursos.

Já a orquestração, que utiliza ferramentas para gerenciar, integrar e coordenar diferentes componentes em nuvem, pode ser usada para a gestão da implantação de aplicativos e serviços na cloud. Ainda, permite o provisionamento de recursos em nuvens distintas e gerenciamento de escalabilidade das aplicações utilizadas em nuvem. 

A combinação entre automatização e orquestração de nuvem deve melhorar a eficiência e escalabilidade das atividades de TI na cloud, reduzindo o esforço humano das equipes desse setor.

2. Nuvem mais inteligente com IA

A inteligência artificial (IA), tecnologia que simula o raciocínio humano, vai deixar a nuvem mais inteligente. Com ela, os engenheiros de dados terão mais facilidade para gerenciar grandes volumes de dados armazenados em nuvem, preservando a qualidade deles. 

Ademais, a IA ajuda a identificar padrões de dados de maneira autônoma, trazendo à tona informações que podem ser analisadas e transformadas em melhorias para toda a empresa.

A cloud computing orientada por inteligência artificial pode automatizar e monitorar os fluxos de trabalho considerados mais críticos para as operações da empresa. Além disso, as ferramentas de IA disponibilizadas pelos serviços de nuvem podem adicionar diversos recursos aos seus aplicativos, como voz, análise e tomada de decisão.

 3. Desenvolvimento de aplicativos em nuvem nativa

A nuvem nativa consiste em um conjunto de práticas e tecnologias que são projetadas com a finalidade de explorar as capacidades e vantagens oferecidas pela computação em nuvem.

De forma simples, a nuvem nativa pode ser definida como uma abordagem voltada para o desenvolvimento de aplicativos que se baseia na ideia que toda a aplicação deve ser criada para que seja executada em ambiente de nuvem.

As aplicações em nuvem nativa são projetadas por meio de arquiteturas de microsservices, ou seja, são divididas em várias partes menores e independentes, sendo que cada uma é responsável por executar uma função específica. Isso facilita a rotina dos desenvolvedores quando necessitam atualizar, fazer manutenção ou escalar partes individuais de uma aplicação.

Devido a isso, o desenvolvimento de aplicativos em nuvem nativa vem ganhando força entre as empresas, uma vez que essa novidade simplifica o trabalho dos desenvolvedores, além de tornar as aplicações mais escaláveis e disponíveis na nuvem.

4. Ampliação do uso de nuvens híbridas

Os custos relacionados à manutenção de infraestruturas privadas estão levando as empresas a ampliar o uso de nuvens híbridas, que se caracterizam como uma arquitetura de computação em nuvem que combina recursos de nuvem privada e pública, a fim de disponibilizar um ambiente de computação unificado.

Ao utilizar uma nuvem híbrida, você pode armazenar os seus aplicativos e dados mais sensíveis em uma nuvem privada. Já os picos de demanda e aplicações menos críticas podem ser mantidos na nuvem pública.

5. Mais soluções de segurança em nuvem

A segurança de suas informações e aplicativos é uma preocupação constante das empresas que utilizam a nuvem. Nesse sentido, as soluções de segurança em nuvem estão mais sofisticadas e precisas, o que inclui gerenciamento de identidade e acesso, criptografia e monitoramento contínuo.

Outra medida de segurança em nuvem que vem crescendo é a adição do Serviço de Acesso Seguro (SASE), que aumenta a segurança da rede da empresa fornecendo os seguintes elementos:

  •  Zero Trust: abordagem de segurança que se baseia em não confiar em nenhum usuário;
  • CASB (Cloud Access Security Broker ou agente de segurança de acesso à nuvem): ferramenta de segurança cibernética responsável por intermediar as interações entre a empresa e a nuvem pública na qual seus dados são armazenados e aplicativos executados;
  • FWaaS (Firewall-as-a-Service ou Firewall como serviço): modelo de serviço de segurança cibernética que oferece proteção de firewall em nuvem. Esse modelo se diferencia dos tradicionais, que são baseados em hardware e instalados localmente, por ser disponibilizado em nuvem a partir de um provedor de serviços de segurança gerenciados.

Com a arquitetura SASE, é possível definir métodos de acesso mais seguros, bem como realizar a autenticação dos usuários independentemente do local em que estejam.

6. Nuvem mais sustentável

A sustentabilidade tem sido cada vez mais valorizada pelos consumidores, muitas vezes, sendo utilizada como critério para a decisão de compra. Diante disso, ela também deve se estender para o ambiente em nuvem nos próximos anos.

A nuvem conta com funcionalidades que possibilitam o desenvolvimento sustentável de softwares, como a computação sem servidor, na qual a implementação de código com recursos sem servidor diminui as taxas de consumo de energia.

Isso também vale para os aplicativos de conteinerização, tendo em vista que o uso de contêineres não necessita de hypervisors (monitores de máquina virtual), o que também contribui para a economia de energia.

Para operações mais sustentáveis e alinhamento às demandas do consumidor atual, as empresas em nuvem estão investindo mais em soluções sustentáveis em sua infraestrutura, com o intuito de inovar de forma sustentável.

A computação em nuvem permite que as empresas se adaptem à transformação digital, sejam mais eficientes, colaborativas, flexíveis, escaláveis e seguras. As tendências de cloud computing mostram que essa tecnologia está em constante inovação, trazendo novas ferramentas e recursos que otimizam as suas operações e aumentam a sua vantagem competitiva no mercado.

Para aproveitar ao máximo os benefícios da nuvem, é fundamental contar com soluções eficientes e de uma empresa confiável, como a DocuSign, que oferece serviços e soluções em nuvem essenciais para melhorar a sua gestão empresarial.

Gostou do post? Compartilhe-o nas redes sociais e mostre para os seus amigos em quais tendências de cloud computing devem ficar de olho!

Publicados
Temas relacionados