6 motivos para você adotar uma estratégia multicloud agora mesmo

multicloud

Entender a importância da aplicabilidade de uma estratégia multicloud tem sido um diferencial relevante para o sucesso de muitas instituições modernas. A possibilidade de explorar os recursos resultantes da combinação de nuvens públicas e privadas é um dos motivos para adotar essa inovação.

Entre outras razões pelas quais os gestores têm investido nesse recurso, destacam-se a necessidade de aumentar a competitividade, maximizar resultados, reduzir custos e fortalecer os negócios.

Pensando nisso, listamos 6 benefícios resultantes do uso dessa estratégia. Continue a leitura e entenda por que a computação em nuvem tem sido cada vez mais utilizada por empresas e explorada pelos usuários!

 

1. Segurança

Em termos de segurança, um ambiente multicloud oferece as vantagens da nuvem privada e pública, o que é essencial para reduzir o risco de perda de dados. Outro aspecto relevante é a redução do tempo de inatividade, uma questão associada a falhas de fornecedores.

Como essa modalidade de serviço de nuvem explora uma gama de informações e tem usuários dispersos entre vários serviços, torna-se difícil a aplicação de um sistema de segurança padronizado.

É extremamente importante que a equipe responsável pela gestão dos sistemas esteja bem alinhada às técnicas exigidas pelas diferentes plataformas. Desse modo, a utilização da estratégia multicloud assegura a alta disponibilidade e estimula o uso dos recursos aplicados à proteção dos dados sensíveis e à segurança da informação.

No entanto, vale ressaltar que é necessário garantir mão de obra qualificada, já que são os especialistas em TI quem determinam onde os dados serão alocados e que tipo de nuvem utilizar para armazenamento.

 

2. Produtividade

Se bem aplicada, a estratégia multicloud assegura maior produtividade para o seu negócio. A capacidade de proteção dos dados, dos aplicativos e, principalmente, dos usuários é essencial para garantir mais tranquilidade durante a execução das tarefas de rotina.

Entretanto, os gestores devem determinar quais objetivos pretendem atingir com o uso desse tipo de tecnologia. Isso é primordial para o direcionamento das decisões, para que os investimentos realizados atinjam a expectativa da empresa.

A liderança precisa considerar, por exemplo, quais insumos financeiros serão aplicados e a capacidade técnica da equipe de profissionais que trabalharão na administração das diferentes nuvens.

O uso dessa combinação de nuvens públicas e privadas tem ajudado na modernização da rotina e tornado a gestão mais dinâmica e eficaz. Assim, a plena certeza de que as informações mais valiosas da instituição estão protegidas implica maior produtividade e mais eficiência no cotidiano das equipes.

 

3. Redução de custos

Investir em ferramentas com diferentes tipos de nuvens aumenta a complexidade, mas, por outro lado, oferece o benefício da redução substancial dos custos. Como na maioria dos negócios que explora os recursos de TI, essa estratégia favorece a contratação de fornecedores menos “amarrados” e mais flexíveis. Desse modo, há maiores chances de negociação e de sucesso nas parcerias.

Vale destacar, ainda, que a maior parte dos provedores oferece descontos proporcionais ao volume de serviços — ou seja, quanto maior a necessidade de uso, maiores serão os descontos.

 

4. Aplicabilidade

Uma das vantagens proporcionadas pelo avanço tecnológico é que, nos dias atuais, não é mais necessário ter o domínio de um serviço para oferecê-lo aos consumidores. Um dos motivos dessa mudança é que os provedores estão em constante evolução a fim de oferecer uma estrutura com solução de suporte ideal para assegurar a excelência nos serviços prestados.

Assim, a contratação dos serviços gerenciados de nuvem pode fornecer diversas funcionalidades adicionais a seus clientes. Diferentemente do que acontecia há algumas décadas, hoje não é preciso contratar mão de obra ou disponibilizar uma estrutura muito complexa para tarefas especiais.

Além disso, enquanto uma nuvem gerenciada explora unidades específicas, outras podem priorizar itens como segurança de dados ou processamento. Como os fornecedores desses serviços buscam tornar a alternância entre nuvens ainda mais flexível e eficiente, isso promove a diversificação do uso dessa ferramenta.

Um exemplo disso é o Big Data, termo referente ao grande número de informações e dados que impactam estruturalmente os negócios. O uso da estratégia multicloud facilita a gestão desses dados sensíveis e o direcionamento das decisões.

 

5. Inovação

Como já discutimos, uma estratégia multicloud permite utilizar e explorar diferentes serviços digitais ou recursos de variados provedores de nuvens.

O uso desse recurso promove a coordenação de processos complexos de gerenciamento do sistema. Sua equipe de TI, se bem treinada, estará apta para gerir o armazenamento de dados, a configuração dos aplicativos necessários, as matrizes de armazenamento e o servidor de internet.

A versatilidade da estratégia multicloud também possibilita que as empresas modernas mantenham os aparatos tecnológicos mais acessíveis aos seus usuários. Isso favorece a obtenção de um melhor desempenho e de uma latência mínima — ou seja, promove a redução do tempo que o pacote de dados necessita para transitar entre os locais interligados.

 

6. Eficiência

O investimento em uma estratégia multicloud também gera maior competitividade, pois possibilita maior eficiência dos serviços, eleva a qualidade da experiência do usuário e fortalece a imagem da instituição perante a concorrência.

Para alcançar os benefícios possíveis pelo uso desse mecanismo, antes da implementação do multicloud, convém realizar uma avaliação criteriosa das características de cada aplicação que será utilizada na empresa.

É imprescindível, portanto, estipular quais dados serão armazenados e como será a integração do sistema com as novas informações obtidas. Somado a isso, para assegurar maior eficiência, a habilidade técnica e gerencial são primordiais.

Assim, sua instituição necessita descobrir uma maneira personalizada, porém eficiente de administrar e de proteger os dados e as informações que serão alocadas nesse ambiente.

Percebe-se, então, que o sucesso proposto pela inovação tecnológica no universo corporativo ocorrerá somente se for mediado por estratégias que equilibrem a relação entre custo e benefício. Nesse sentido, contar com uma instituição experiente nesse ramo é essencial.

Logo, para desfrutar de todas as vantagens da estratégia multicloud, o primeiro passo é contratar uma empresa especializada em soluções de infraestrutura na nuvem. Isso implica menos trabalho no processo e a certeza de satisfação com os resultados.

Gostou do post? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que seus contatos também conheçam as soluções tecnológicas oferecidas pela DocuSign! Ou realize um teste grátis da plataforma de assinatura eletrônica.

 

 

Publicados
Temas relacionados