5 motivos pelos quais abolir o papel faz bem para o meio ambiente

abolir o papel

Dizem que só o preto combina com tudo, mas na verdade o verde também. E isso já faz algum tempo. Isso graças às empresas que estão assumindo mais e mais responsabilidades com relação ao meio ambiente, procurando soluções eficientes para serem mais sustentáveis.

Na Austrália, um funcionário que trabalha em escritório interage com uma média de 10 mil folhas de papel A4 anualmente – e 50% delas vão direto para o lixo. Esse sobreuso de papel tem um imenso impacto na pegada de carbono de uma empresa, não só no que diz respeito a derrubar árvores, mas também nos combustíveis fósseis, compostos químicos e uso de energia para impressão e afins.

Desde que a DocuSign apareceu nessa história, permitindo que qualquer um envie e receba qualquer documento em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo, mais de 2.28 bilhões de documentos foram assinados eletronicamente ao invés de serem impressos. Isso ajudou a poupar:

  • Mais de 10 bilhões de folhas de papel
  • 316 mil barris de petróleo
  • O equivalente à emissão de CO2 de mais de 27 mil carros

 

Fica claro que abolir o papel é um grande passo pensando na natureza. E nossa ideia é esclarecer os bons motivos para fazê-lo:

  1. Preservar árvores

O uso de papel cresceu mais de 400% em todo o mundo nos últimos 40 anos. A consequência disso é o derrubamento em massa de árvores e mais árvores, e esse desmatamento causado para produzir papel é um grande ameaça para o meio ambiente. As árvores, como você sabe, são primordiais no funcionamento pleno do nosso ecossistema absorvendo CO2 e produzindo oxigênio. Por isso, reduzindo ou eliminando o uso de papel, você consequentemente ajuda um bocado na preservação dele.

 

  1. Diminuir a poluição

Você sabia que a fabricação de papel é um dos processos mais poluentes que existem? Produzir uma tonelada de papel emite mais de 1.5 toneladas de CO2 equivalente. Ou seja, usá-lo menos vai ajudar a reduzir a quantidade de substâncias nocivas na atmosfera.

 

  1. Reduzir o transporte

Cada documento que precisa ser transportado, seja de um bairro a outro ou de uma cidade a outra, requer o uso de combustível, e a queima desse combustível emite gases poluentes. Na mudança para o meio digital, muito combustível é poupado.

 

  1. Economizar água

São necessários quase dois copos de água para fazer uma folha de papel. E num mundo onde a água potável é uma questão cada vez mais preocupante, isso realmente nos faz pensar mais profundamente. Abolindo o papel do seu escritório, você está consequentemente ajudando a conservar fontes de água.

 

  1. Poupar outros materiais complementares

Não é só o uso do papel que faz mal ao ambiente. Existem outros produtos e materiais que são tão maléficos quanto – como tinta, por exemplo. A produção de tinta utiliza combustíveis fósseis, e a maioria das tintas de uso diário (em canetas, impressoras e afins) contém compostos químicos e outras substâncias que também são prejudiciais à natureza.

 

assinatura eletronica

 

Publicados
Temas relacionados