5 formas de tirar o máximo da Salesforce com a DocuSign

Salesforce com a DocuSign

Assim como o queijo e a goiabada, a Salesforce com a DocuSign fazem o par perfeito. A maior plataforma de CRM do mundo (de acordo com o IDC Market Share Revenue Worldwide 2017) fica ainda melhor quando une forças com a plataforma de DTM mais eficiente do mundo, propiciando ferramentas intuitivas ao time de vendas para fazer os negócios seguirem a todo vapor.

É por isso que vale a pena entender o que é Salesforce e como tirar o máximo dessa tecnologia com a DocuSign.

Essa relevância é ainda maior quando levamos em conta que a DocuSign consolidou-se como um dos aplicativos mais populares no Salesforce AppExchange. Trata-se, inclusive, da escolha que a própria Salesforce fez internamente, uma vez que todos os contratos e documentos assinados pela empresa são realizados usando os serviços da DocuSign.

Juntando os dois produtos, fica muito mais fácil abraçar a transformação digital.

Os produtos da DocuSign podem ser usados dentro de todo o ecossistema da Salesforce, quando você vai cadastrar um novo cliente, registrar um pedido ou simplesmente enviar ou receber uma assinatura de um contrato de venda. E tudo isso sem precisar sair do Salesforce em nenhum momento.

Parece bom? Pois é ótimo! E ainda há muitas outras vantagens de utilizar essa combinação tecnológica. Confira quais são elas agora mesmo!

O que é a Salesforce?

A Salesforce é um software do tipo CRM, sigla da expressão em língua inglesa Customer Relationship Management, que pode ser traduzida como Gerenciador de Relacionamento com o Cliente. Esse tipo de sistema de gestão é constituído por recursos que possibilitam a análise dos prospects e do comportamento dos clientes com a finalidade de otimizar as estratégias de marketing e impulsionar as vendas.

Assim, com a utilização do CRM, uma empresa é capaz de armazenar os dados de todos os seus contatos, tais como nome, telefone e e-mail, assim como as suas interações com a companhia. Essas informações podem ser usadas para a realização de um melhor controle do gerenciamento dos negócios, além de serem importantes no trabalho de aquisição de novos consumidores e fidelização de clientes.

Salesforce é reconhecido internacionalmente como um dos softwares CRM mais eficientes no mercado. É também o que tem o maior volume de vendas em todo o mundo. Entre as suas funcionalidades principais estão:

  • o gerenciamento de vendas online e por meio de dispositivos móveis;
  • o suporte ao cliente com atendimento remoto por meio de diferentes canais;
  • o estabelecimento de campanhas de marketing a partir de ferramentas como o e-mail marketing.

Como a Salesforce pode ser integrada com a DocuSign?

A integração entre a Salesforce e a DocuSign parte da possibilidade de associar dispositivos provenientes da automação de processos administrativos e comerciais a ferramentas de gerenciamento de informações de clientes.

Essa junção utiliza elementos e procedimentos de ambas as tecnologias para dar suporte técnico ao fechamento do negócio, facilitando a gestão de contratos e a organização de documentos administrativos.

Isso é possível porque, a partir da operacionalização de recursos da inteligência artificial, o modelo integrado entre a Salesforce e a DocuSign efetuará o preenchimento automático de planilhas, formulários, contratos e demais documentos empresariais sem a necessidade de intervenção manual.

Dessa forma, o fluxo de informações torna-se de mão dupla, com a atualização de registros e a interação dos dados de cada um dos clientes.

O fechamento do negócio, seja ele feito de forma presencial, seja feito a distância, também é potencializado por meio da junção dessas duas tecnologias. Como a DocuSign dispõe de ferramentas que permitem a geração da assinatura eletrônica remota, as transações podem ser finalizadas utilizando-se a mesma base computacional responsável pela gestão de dados.

Por que trabalhar com a DocuSign para Salesforce?

Só de entender como a Salesforce pode ser integrada com a DocuSign, é possível ter uma ideia do quanto esse trabalho conjunto tende a ser vantajoso. Para esclarecer tais vantagens, nós listamos abaixo os cinco grandes motivos pelos quais cada vez mais empresas dos mais diversos segmentos de mercado estão escolhendo DocuSign para Salesforce. Continue a leitura e descubra quais são as principais razões!

Aumente a aceitação do Salesforce

Se investiu no serviço da Salesforce, você quer que sua equipe o use, da forma mais eficiente possível, não é mesmo? Pois, incorporar a DocuSign neste processo faz a plataforma da Salesforce ser ainda mais convidativa e capaz de superar as expectativas da empresa.

Como? Bem, os funcionários aderem instantaneamente a essa tecnologia porque o processo operacional se torna bastante simples: com apenas um clique, o time de vendas e de serviços pode enviar documentos e assinaturas para os clientes ou os colaboradores dos demais setores da companhia.

Trata-se de um fluxo automatizado, rápido e preciso, o que facilita o uso da ferramenta e atrai funcionários pela praticidade — e esse poder de adesão é provado, já que nossos clientes comprovaram que a DocuSign aumentou a aderência ao Salesforce em cerca de 300%.

Feche negócios com mais rapidez

Pensando em um jeito melhor de cumprir as suas metas semanais, mensais ou trimestrais? Dois dos processos mais comuns, porém, muito importantes, feitos com a DocuSign para Salesforce são justamente as cotações e os pedidos, cuja demanda é alta no contexto corporativo.

A realização dessas ações é fundamental porque tais documentos precisam ser aprovados e assinados para que os negócios fluam com agilidade.

A plataforma da DocuSign pode ser usada com o Salesforce CPQ e outras soluções direcionadas ao envio de cotações para que, instantaneamente, elas sejam assinadas pelos clientes.

Também é possível enviar pedidos para consumidores com um único clique, diretamente do Salesforce Opportunity or Account. Com o DocuSign Payments, a companhia pode até ter um pedido e seu respectivo pagamento assinados ao mesmo tempo.

Reduza a re-digitação de dados

O DocuSign para Salesforce traz eficiência e precisão por meio da digitalização de processos rotineiros, certo?

A integração dos dados da Salesforce diretamente em templates da DocuSign permite atualizar as informações nos documentos, de forma que essas atualizações são sincronizadas automaticamente na plataforma da Salesforce. Ou seja, sem retrabalho e sem eventuais erros, pois os dados fluem de uma plataforma para a outra.

Documentos finalizados também são reenviados de forma automática pela plataforma da DocuSign para o local apropriado no sistema da Salesforce, evitando potenciais perdas de dados. A DocuSign ainda oferece uma atualização de status de cada documento para que os colaboradores vejam com facilidade onde seus documentos estão dentro do Salesforce, realizando o acesso rápido sempre que necessário.

Exporte a assinatura eletrônica para outros apps de Salesforce

A medida em que a empresa vai desenvolvendo o seu ecossistema com a Salesforce, é essencial identificar se as operações implementadas estão, de fato, usufruindo de todo o potencial da plataforma. Esse diagnóstico é importante porque possibilita maximizar os processos em funcionamento, além de implantar outros.

De modo geral, essa maximização acontece porque a DocuSign se integra a vários apps da Salesforce — incluindo soluções como o Nintex (Drawloop) e o Mix, cotações do Salesforce CPQ e Spring CM, Box, Egnyte e muito mais. Essas integrações lhe colocam no verdadeiro caminho da Transformação Digital.

Faça contratos e acordos se tornarem móveis

A mobilidade é outra razão importante para investir nessa integração. Se a sua empresa utiliza operações móveis que dependem da captura de assinaturas quando os funcionários estão nas ruas, a integração da DocuSign com o Salesforce Mobile oferece uma solução sofisticada que garante um diferencial competitivo à sua equipe.

A equipe de vendas, por exemplo, pode conseguir as assinaturas e os termos ajustados em tempo real quando está cara a cara com o consumidor ou prospect. Dessa maneira, todos os documentos relevantes para a conclusão da transação comercial são enviados instantaneamente para os envolvidos, o que otimiza o trabalho e aumenta a produtividade.

Como tirar o máximo dessa integração?

Se não bastassem as diversas vantagens de utilizar a Salesforce com a DocuSign, a partir de algumas ações, é possível tornar essa integração ainda mais poderosa. Veja a seguir como tirar o máximo da combinação desses recursos tecnológicos na sua empresa!

1. Centralize os seus dados

Integrar a DocuSign com a Salesforce permite que todos os dados gerados no interior da companhia sejam centralizados em uma única base. Dessa maneira, todos os documentos em formato digital podem ser armazenados, alimentados, organizados e acessados em uma mesma plataforma, o que facilita a gestão informacional e proporciona o maior número de elementos para a tomada de decisões.

Essa centralização possibilita ainda definir estratégias mais condizentes com a realidade da empresa, tornando-se, então, um item importante para o planejamento do negócio. Como os dados estão todos unificados em uma só suite, o gestor terá mais condições de analisar e identificar em que parte da cadeia produtiva está o seu maior gargalo e, a partir daí, definir como saná-lo.

2. Otimize o seu fluxo de trabalho

O uso integrado dessas duas tecnologias torna o fluxo de trabalho da empresa maximamente otimizado. Com esse modelo, o cadastro de um cliente, o registro de um novo pedido, a tramitação de um contrato e o encaminhamento ou o recebimento de uma assinatura eletrônica, por exemplo, podem ser feitos com um único comando.

Essa unificação reduz a burocracia geralmente envolvida nessas ações e melhora consideravelmente todo o ambiente organizacional.

3. Reduza erros

A automação de ferramentas e de procedimentos que é gerada pela utilização da Salesforce integrada à DocuSign diminui os erros — como os de registro e gerenciamento de dados, organização documental e, inclusive, de tomada de decisões — comumente cometidos na companhia.

Além de otimizar todo o funcionamento da empresa, essa redução maximiza os lucros, uma vez que economiza com prejuízos que tendem a ser ocasionados por tarefas de retrabalho.

4. Ganhe tempo

Com a centralização dos dados, a otimização do fluxo de trabalho e a redução de erros, o tempo demandado para efetuar as operação técnicas e comerciais é reduzido de maneira significativa, o que permite aos colaboradores se dedicarem a outras atividades na companhia.

Além disso, como todas as operações se tornam mais rápidas e eficientes, os clientes tendem a ficar bem mais satisfeitos com o serviço que lhes é oferecido.

Como mostramos no post, utilizar a Salesforce com a DocuSign é fundamental para otimizar os procedimentos operacionais da empresa, melhorar a sua produtividade e aumentar os seus lucros. Ao compreender o que é Salesforce e de que formas essa tecnologia pode ser maximizada no contexto empresarial, fica fácil entender a relevância de utilizá-la em conjunto à DocuSign.

Fico interessado nessa integração? Então saiba mais sobre a DocuSign para Salesforce!

Publicados