4 exemplos de tecnologias sustentáveis para aplicar nas empresas

 tecnologias sustentáveis para aplicar nas empresas

A responsabilidade ambiental é um dos pilares do empreendedorismo moderno. Por isso, aproveitamos essa ideia para elaborar um artigo com muitas informações relevantes sobre o tema, destacando as principais tecnologias sustentáveis disponíveis à sua gestão.

O nosso objetivo é pavimentar um caminho de transformação, demonstrando a importância dessas soluções para os resultados da sua empresa. Para isso, reunimos as principais curiosidades sobre o tema, explicando o que são essas tecnologias e como alavancam a sua operação. Acompanhe!

O que são tecnologias sustentáveis?

De forma resumida, trata-se de todo tipo de solução que reverta um impacto social positivo. Mais do que nunca, há uma demanda urgente por negócios sustentáveis, com operações limpas e transparentes pautadas na ética social, ambiental e econômica.

Em outras palavras, as tecnologias sustentáveis são inovações capazes de combinar ganhos operacionais com benefícios socioambientais. No longo prazo, isso é comprovado não apenas pela redução dos custos, mas principalmente pelo ganho em reputação, reconhecimento e destaque à sua marca.

Independentemente do tamanho da sua operação, com a sustentabilidade em alta nos dias de hoje, toda organização deseja ser reconhecida como uma empresa sustentável neste cenário do empreendedorismo global.

Grandes empresas já listadas na Bolsa de Valores correm atrás das certificações de sustentabilidade ESG justamente para melhorarem a percepção dos investidores, ampliando a captação de capital durante a empreitada.

Já as pequenas e médias empresas de capital fechado também compartilham desse interesse. Afinal, a identidade sustentável é crucial para competir tanto por sinalizar uma virtude aos consumidores como para indicar saúde operacional ao buscar crédito no mercado.

No fim das contas, as tecnologias sustentáveis são as ferramentas por meio das quais as empresas se aproximam dessa identidade de mercado. A caminho de serem marcas melhores, essas gestões aproveitam benefícios importantes, como redução de custos e desperdícios operacionais.

Quais são os 4 principais tipos de tecnologias sustentáveis?

Agora que você tem uma noção ampla sobre essas tecnologias e suas importâncias para o mercado, chegou o momento de conhecer os principais tipos disponíveis à sua gestão. Como notará a seguir, existe um grande número de soluções, que vão das mais simples às mais sofisticadas.

Aqui, destacamos as desenvolvidas pela DocuSign, como a assinatura eletrônica e a plataforma para a gestão do ciclo de vida dos contratos. Combinadas, elas são capazes de reduzir custos, aumentar a produtividade e minimizar a pegada de carbono da sua gestão. Confira!

1. Assinatura eletrônica

Sem sombra de dúvidas, essa é uma das tecnologias mais utilizadas durante 2020 e 2021. A assinatura eletrônica nada mais é do que uma infraestrutura que permite assinar documentos na esfera digital com a mesma validade jurídica que as assinaturas à caneta em documentos físicos.

Acima, enfatizamos 2020 e 2021 justamente pela atuação extraordinária dessa tecnologia durante os anos críticos da pandemia. Nesse período, a assinatura eletrônica foi determinante para a formalização de contratos, acordos e termos, aprimorando o trabalho remoto, venda de serviços, contratação de novos funcionários e tudo isso respeitando o distanciamento social.

Além de ser uma tecnologia funcional até mesmo para os consumidores civis, a assinatura eletrônica na empresa é ainda mais prática e fundamental, pois é no ambiente de negócios que se percebe o maior número de vantagens dessa solução.

A começar pela agilidade operacional. Como já foi reportado no relatório Forrester, a assinatura eletrônica da DocuSign agiliza a resolução de até 80% dos contratos em um único dia, com 44% sendo concluídos em meros 15 minutos.

Além disso, o estudo também indica que a nossa tecnologia é capaz de promover uma economia média de até R$190 reais por contrato assinado. Essa contenção substancial, sobretudo se convertida à moeda brasileira, é observada por meio da redução de custos em vários aspectos.

Diferentemente da assinatura física, a eletrônica dispensa o uso intensivo de materiais de escritório, evitando que papel seja desperdiçado. Além disso, as gestões que adotam assinatura eletrônica também deixam de gastar com taxas cartorárias para autenticação e logísticas com o transporte via motoboy.

2. Gestão digital de documentos

Já aqui é importante falar sobre a desmaterialização de documentos. Como notamos pelo nome, o objetivo desse conceito é promover a transformação digital, substituindo os papéis, emails para versionamento e os procedimentos físicos por suas contrapartes digitais.

Novamente, esbarramos em tecnologias importantes como o CLM atrelado a uma assinatura eletrônica, que é uma ferramenta indispensável para a digitalização de qualquer setor. No aspecto sustentável, a gestão digital de documentos é positiva por reduzir custos e diminuir a necessidade de espaços físicos.

Colateralmente, a empresa colhe benefícios como o aumento na proteção de contratos, termos e acordos confidenciais, os quais deixam de existir no plano físico para serem armazenados perpetuamente em alguma instância digital, seja física (HDs, SSDs ou afins), seja virtual (nuvem).

3. Computação em nuvem

Essa é uma das tendências que mais se popularizaram nos últimos 10 anos. Tanto o armazenamento como a computação em nuvem ganharam amplo espaço tanto entre os consumidores empresariais como civis.

Sim, o armazenamento em nuvem (cloud) é utilizado para guardar e proteger suas fotos. No entanto, no meio empresarial, a tecnologia permite armazenar infraestruturas de dados sensíveis à sua empresa, como contratos, cadastros, notas fiscais e muito mais.

Assim como a assinatura eletrônica, o armazenamento em nuvem é sustentável por seguir o conceito da desmaterialização, substituindo o físico pelo digital. Já a computação em nuvem, que utiliza o processamento de computadores remotos, é sustentável por alocar o processamento de tarefas em clusters especialmente desenvolvidos por grandes empresas de tecnologia, reduzindo o consumo energético local.

4. Energia renovável

Painéis solares, armazéns de processamento de biomassa, baterias de hidrogênio ou afins: hoje há um grande número de soluções de captação e uso de energia renovável. A sustentabilidade dessas tecnologias está estampada no nome, o fator renovável e não fóssil da produção energética.

Logicamente, a implementação de qualquer tecnologia desse tipo exige tanto um investimento como um planejamento considerável. No entanto, os ganhos em economia e sustentabilidade ficam evidentes, destacando a empresa pela iniciativa e elevando seu reconhecimento no mercado.

Como você viu, o uso de tecnologias sustentáveis é parte crucial para a renovação da imagem e da atuação de uma empresa no mercado. Simultaneamente, a gestão ainda é presenteada com vantagens importantes, como redução de custos e diferenciação.

Agora que você sabe a importância das tecnologias sustentáveis para sua operação, chegou o momento de vivenciar a inovação. Para isso, convidamos a testar todas as ferramentas DocuSign por 30 dias, sem nenhum custo.

Publicados