Gestor de sucesso: o que preciso para ser um profissional de destaque?

gestor de sucesso A obtenção de reconhecimento profissional envolve muito mais que apenas vaidade. Ter os frutos do seu trabalho reconhecidos garante a um gestor de sucesso a experiência de ser disputado no mercado e de conquistar a confiança de seus superiores e subordinados. Isso sem falar no aumento da estabilidade profissional, claro.

Um gestor de sucesso é um profissional com visão ampla, que entende o funcionamento da sua área como um todo, ao mesmo tempo em que enxerga os detalhes dos pequenos processos. É dessa visão múltipla que ele obtém assertividade em suas ações e, com isso, excelentes resultados.

Mas a verdade é que obter sucesso como gestor não é algo que acontece da noite para o dia. É preciso não só aliar experiência profissional a uma boa formação, mas também ter tato e visão para usá-las a seu favor e obter resultados sólidos. Que tal conhecer agora mesmo o que você precisa fazer, desenvolver e ter para ser um profissional de destaque? Confira já as principais atitudes que construirão o alicerce do seu trabalho!

Desenvolver uma visão 360°

São vários os ângulos para os quais um gestor de sucesso precisa olhar, a fim de realmente se destacar. Em uma espécie de visão de 360°, esse profissional precisa estar atento a:

  • Seus superiores, atendendo suas expectativas e sempre buscando dar uma visão clara a respeito de suas atividades — é claro que aqui se enquadra a premissa básica de obtermelhores resultados com menores custos;
  • Seus subordinados, sendo um líder motivador, que defende sua equipe em momentos de dificuldade, embora internamente tome as decisões e atitudes necessárias para mantê-la em seu máximo potencial de resultados;
  • Setores paralelos, que contribuem para o resultado geral da empresa, enxergando a sinergia entre todos e sabendo como sua área contribui para os demais e quais deles afetam diretamente seu trabalho, sempre com o propósito de tornar a troca de informações e atividades o mais limpa e eficiente possível;
  • Clientes finais, que são a razão de ser de qualquer empresa, focando em seus anseios e sua satisfação, a fim de nunca preteri-los em relação a qualquer fator interno.

Antecipar problemas e soluções

Uma das características mais básicas de um gestor é a proatividade, que consiste em se antecipar aos problemas, prevendo cada um deles e já pensando em soluções assertivas. Profissionais proativos costumam informar os problemas e, ao mesmo tempo, já sugerir soluções, designando as tarefas necessárias para alcançá-las.

Tomar as rédeas com confiança

Autoconfiança é outro fator fundamental para uma gestão de sucesso. Afinal, como ser proativo se você não está seguro sobre sua visão ou suas atitudes? Só não se esqueça que pura autoconfiança, sem sustentação, na verdade é arrogância. Por isso é que o gestor deve se munir de informações antes de tomar qualquer decisão, sendo firme na sua aplicação. Falta de autoconfiança pode levar à procrastinação de ações importantes, já que o medo de que as iniciativas estejam erradas tende a tomar conta. E isso prejudica, claro, todo o fluxo de trabalho.

Buscar a assertividade

Como já mencionamos, ter um embasamento sólido para a tomada de decisões é fator fundamental na construção da autoconfiança. Por isso, o gestor deve analisar o cenário como um todo antes de propor uma solução. É provável que, muitas vezes, ele já esteja com tudo esclarecido em sua mente e saiba exatamente o que deve ser feito, enquanto os demais ainda não veem o melhor caminho a seguir. Para ter assertividade na solução, é necessário enxergar a raiz dos problemas e, só a partir dela, pular para a ação. Já ouviu dizer que é preciso cortar o mal pela raiz? Pois essa é a base da assertividade.

Ouvir seus colaboradores

Muitas vezes, pode parecer extremamente difícil enxergar tão longe. De fato, fazê-lo sozinho é bem complicado. Por isso é que as equipes existem! Ouvir, trocar informações e compartilhar pontos de vista: essas atitudes fazem parte integral da construção de uma visão ampla. Não tenha medo de ouvir seus colaboradores ou de ser ofuscado por eles ao dar espaço para que demonstrem seu talento. Agindo de forma egoísta, o único retorno possível é uma equipe fraca, da qual os melhores se retiram por não encontrarem reconhecimento ou espaço para crescer.

Servir de inspiração e motivação

Veja que a liderança está direcionada, em todas as suas ações, a um caminho que pretende levar à boa gestão. Sua equipe é você e você é sua equipe. Diante de seus superiores, quando o grupo obtém excelentes resultados, você é o grande responsável — afinal, nenhuma orquestra consegue mostrar seu brilhantismo sem um bom maestro. Logo, aprenda desde já que você só poderá obter o melhor do seu time quando inspirá-lo a ponto de extrair dos colaboradores todo seu potencial.

Delegar atividades na medida certa

Delegar atividades não é uma escolha. Na verdade, é uma necessidade que interfere diretamente naotimização dos processos e na gestão do tempo. Por serem extremamente controladores e não se permitirem designar atividades a mais ninguém, muitos líderes pecam justamente em não delegar atividades. Por outro lado, há aqueles que delegam demais, inclusive suas próprias tarefas. É preciso buscar o equilíbrio. Afinal, delegar é ser estratégico. Pense bem: você não pode executar tudo sozinho. Por isso, saber como e quando dividir atividades com o time é uma das melhores formas de alcançar o sucesso.

Enxergar o potencial de cada um

O detalhe é que, quando falamos em delegar, temos que saber para quem fazê-lo. Isso porque as pessoas têm diferentes níveis de competência. Cabe ao gestor fazer uma avaliação para extrair o melhor de cada um. Quando seu time consegue formar talentos, é sua capacidade de preparar e desenvolver pessoas que está sendo evidenciada. Além do mais, moram aí as principais formas de motivar um profissional:

  • Reconhecer seu potencial e ajudar a desenvolvê-lo;
  • Dar oportunidade de crescimento;
  • Fazer com que se sinta parte dos resultados obtidos.

Reter os melhores talentos

Como foi falado no começo deste post, o reconhecimento é um desejo que vai além da vaidade. Na prática, tem a capacidade de engajar as pessoas, fazendo com que se sintam parte do todo. Um profissional que encontra oportunidades e se sente acolhido, dificilmente troca o certo pelo duvidoso. Assim, mesmo diante de propostas externas, vê-se compelido a continuar fazendo parte do que está construindo com sua equipe.

Ser aberto a mudanças

É simples: quem não muda, não evolui. Por isso é que um gestor de sucesso precisa saber lidar com mudanças. Ser inflexível quanto a isso é, assim, um dos piores erros que esse profissional pode cometer. Diante da possibilidade de uma mudança, adapte-se. E nesse quesito estão incluídas também as novidades tecnológicas, que não só devem ser aceitas como, inclusive, é prudente que sejam buscadas. Afinal de contas, a tecnologia constantemente apresenta ferramentas que facilitam o trabalho e melhoram a gestão, com algumas podendo melhorar (e muito) sua rotina diária — veja, por exemplo, como otimizar tempo e dinheiro assinando seus documentos eletronicamente!

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