6 maneiras como a tecnologia está transformando o esporte no mundo

tecnologia está transformando o esporte

O uso da tecnologia no esporte tem evoluído de forma impressionante ao longo da era moderna, moldando a forma como o público interage com times e jogadores. A tecnologia alterou até mesmo os esportes em si.

Um esporte que tem resistido à ajuda do uso de alta tecnologia até então é o futebol. A tecnologia da linha do gol só recentemente foi introduzida, com grande aceitação, e temos visto o uso de sprays para demarcar áreas da invasão.

No entanto, há ainda algumas áreas fundamentais do esporte que estão operando na idade da pedra. Na DocuSign gostamos de celebrar as inovações que tornam nossas vidas melhores, então aqui está nossa opinião sobre 6 importantes áreas esportivas que melhoraram com a tecnologia.

Assistência ao Árbitro

Vamos encarar: árbitros precisam de toda ajuda disponível. Felizmente, os sistemas de avaliação de arbitragem têm sido implementados em alguns esportes como baseball, cricket, rugby e tênis. Usando uma tecnologia pioneira como o Sistema de decisão de remessa (DRS), Hawk-Eye e Hot Spot para ajudar na comunicação.

Roupas e Equipamento

O poder da computação aplicado a áreas como a captura de movimento e modelos em 3D tem revolucionado o design de equipamentos, calçados e roupas. O sistema miCoach da Adidas tem sido utilizado por equipes europeias de rugby e equipes da liga americana/canadense de futebol durante treinos e competições oficiais. O sistema monitora a taxa cardíaca, velocidade, impulsão do salto, distância percorrida e outros dados dos atletas. Isso foi alcançado com o uso de GPS, giroscópios e acelerômetros miniaturizados que foram implantados em um pequeno sistema acoplado à camisa dos atletas e, em alguns casos, nos calçados. O que nos leva para…

Ferramentas de Treinamento

A prática deixou de ser apenas prática e passou a ser análise. Os avanços nas tecnologias de vídeo e monitoração do corpo, juntamente com softwares cada vez mais evoluídos, permitem aos atletas superar todos seus movimentos e compreender o funcionamento de seu corpo como nunca.

O Ubersense, um aplicativo de uma startup sediada nos Estados Unidos, oferece análise de vídeo em tempo real e feedback através de qualquer smartphone ou tablet. Por meio do aplicativo, cada movimento é capturado e compartilhado com o atleta praticamente de imediato. Os instrutores podem fazer upload e avaliar a gravação em questão de minutos, utilizando câmera lenta, medições e outras ferramentas de comparação antes de enviá-lo de volta para outros treinadores.

Experiência no Estádio

Hoje, estádios bilionários proporcionam ao expectador novas experiências com telas de alta definição gigantes, assentos aquecidos, pedidos de comida sem deixar o lugar, e, no caso do Centre Court em Wimbledon – transformando esportes ao ar livre em indoor!

Ingresso

O esporte foi transformado pelo crescimento do e-commerce. Fãs podem comprar seus ingressos on-line, em formato digital, em poucos minutos, deixando para trás a época do ingresso de papel. E, em uma importante evolução para a tecnologia wearable, a Barclaycard e o Southampton Football Club assinaram recentemente um acordo para distribuir pulseiras bPay para os fãs e expandir a funcionalidade para pagamentos sem contato. Esse desenvolvimento traz a realidade de um estádio onde não se faz necessário o uso do dinheiro.

Mídia

O esporte e a imprensa esportiva aproveitam a internet e dispositivos sem fio para garantir conteúdo sempre a um clique de distância. A chegada da televisão de alta definição trouxe os jogos para dentro de nossas casas com detalhes de arregalar os olhos, o aumento da cobertura das emissoras por sua vez, vem tornando o debate por jogo mais civilizado do que nunca.

Possivelmente, a maior transformação promovida pela tecnologia tem sido a relação entre os fãs, a mídia e os próprios atletas. Blogs e ferramentas de redes sociais como Twitter e Facebook têm permitido a atletas, jornalistas esportivos, colunistas e ao público se envolver diretamente no discurso em tempo real – para melhor ou para pior.

O futuro da tecnologia no esporte

O futuro do esporte e da tecnologia é, sem dúvida, brilhante. Embora tenha havido avanços pioneiros na are de esportes, ainda existe potencial de melhoria na adoção de tecnologia dentro dos back-offices dos clubes esportivos e dos seus órgãos sociais.

Um exemplo perfeito disso é a transferências de jogadores do futebol europeu, que pode se tornar um pesadelo administrativo. Treinadores arrancam os poucos cabelos que restam com as ofertas com limite de prazo e processos demorados, como atividades de envio de documentos por fax, impressão e digitalização.

Com a urgência da finalização e toda a burocracia, muitos contratos são perdidos por causa da ausência da documentação fornecida antes do término do prazo.

O aumento das assinaturas eletrônicas está transformando a forma como as organizações esportivas superam tais obstáculos. As assinaturas eletrônicas podem permitir aos remetentes e aos envolvidos o acesso a documentos onde quer que estejam no mundo, em qualquer dispositivo, eliminando a necessidade de envio por correio, fax, digitalização e impressão de contratos. Assim, tornando os contratos mais fáceis de serem assinados, evitando os processos redundantes que atualmente influenciam contratos milionários.

Teste grátis DocuSign por 30 dias

Publicados
Temas relacionados